18 de outubro de 2009

Quanto custa design?

Muitos consideram que ser bem sucedido financeiramente - do ponto de vista profissional - é aquele que consegue ganhar, no mínimo, sua idade multiplicada por mil Euros (ou dólares ou reais) por ano. A escolha da moeda depende do mercado e da expertise de cada um. Este tem sido um parâmetro útil para se definir quanto custa uma hora de trabalho.

Tomemos o exemplo do Antonio que com 40 anos de idade e dezoito de profissão ainda não sabe quanto cobrar por um serviço. Ele trabalha em média seis horas por dia, o resto gasta fazendo mil outras coisas. Trabalhando cinco dias por semana e quarenta e cinco semanas por ano ele soma 1.350 horas de trabalho por ano.
1350 horas divididas por 40.000 = 30.

Trinta Euros no câmbio de hoje representam mais ou menos noventa reais. Este seria então o valor da hora de trabalho excetuando-se os impostos (pessoa física 25% e pessoa jurídica 13%) e um percentual para as despesas de administração.

O custo de um trabalho será então a soma de horas necessárias para que o mesmo seja realizado.

2 comentários:

  1. Hola Eduardo. Estuve presente en la ultima charla en Argentina. Excelente. Solemos medir el diseño por el resultado final, sin darnos cuenta el tiempo que nos lleva pensando, realizarlo y proyectarlo. Muchas veces nos quejamos de lo mal pagos que estamos.
    Gracias por el artículo. Muy aplicable.
    Saludos

    ResponderExcluir
  2. Hola Eduardo. Estuve presente en la ultima charla en Argentina. Excelente. Solemos medir el diseño por el resultado final, sin darnos cuenta el tiempo que nos lleva pensando, realizarlo y proyectarlo. Muchas veces nos quejamos de lo mal pagos que estamos.
    Gracias por el artículo. Muy aplicable.
    Saludos

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seus comentários.