24 de agosto de 2009

Como contratar design?

Tendo tomado consciência da importância e da necessidade de utilizar o design como forma de conseguir uma diferenciação qualitativa para seus produtos e serviços uma empresa decide que está na hora de contratar um especialista, uma agencia, ou mesmo montar um departamento de design. Neste momento as perguntas mais prováveis são:
Contratar um designer ou montar uma equipe?
Como escolher estes colaboradores?
A resposta depende do tamanho e da complexidade da empresa, de sua carteira de produtos e de suas estratégias comerciais.
Criar uma unidade ou um departamento próprio de design somente é uma opção recomendável para as empresas de grande porte e que possuem um grande portfolio de produtos, realizando vários lançamentos, todos os anos.
Um departamento de criação e inovação para ser bem estruturado necessita de profissionais de várias especialidades com conhecimentos específicos que permita:
Conduzir pesquisas de demanda, de oferta e de tendências;
Analisar dados e informações;
Interpretar os sinais emitidos pelo mercado e traduzir as demandas e necessidades dos consumidores;
Conceber e desenvolver projetos de design gráfico, industrial, embalagens e promocional;
Realizar modelos e maquetes;
Analisar e propor processos de produção mais adequados e eficientes;
Melhorar os espaços de trabalho;
Propor e conduzir campanhas de lançamento de novos produtos;
Acompanhar o ciclo de vida dos produtos no mercado

Um equipe que possa contar com a colaboração de engenheiros, sociólogos, psicólogos, publicitários, especialistas em marketing, em tecnologia da informação, em ergonomia, em saúde ocupacional, entre outros. Os departamentos de design de grandes corporações (Phillips, Sony, etc) contam com equipes de mais de 300 pessoas, sendo que parte considerável trabalha apenas com a analise das mudanças comportamentais da sociedade.

A dificuldade de possuir sua equipe própria de design, além dos altos custos fixos, é a manutenção de um estado permanente de dinâmica criativa.
Como qualquer projeto de design envolve situações com elevado grau de incertezas e de risco, uma tendência natural é não comprometer uma posição de estabilidade no mercado, assumindo somente propostas que provoquem pequenas mudanças incrementais nos produtos.

Algumas grandes empresas criaram um pequeno núcleo de inovação e design, com a atribuição de gerenciar e/ou acompanhar projetos contratados junto a empresas ou profissionais prestadores de serviço de design disponíveis no mercado.
Os núcleos de inovação, funcionam como uma porta de acesso para a empresa, capaz de trazer propostas audaciosas, porém factíveis e promissoras, de novos produtos e serviços. Estruturar estes núcleos é uma tarefa bem mais simples que implantar um departamento de design. Segundo Nicolas Negroponte "A criatividade provém de justaposições improváveis. A melhora maneira de maximizar diferenças é misturar pessoas com idades diferentes, culturas e disciplinas".

Em uma outra situação é necessário apenas contratar um profissional com um perfil adequado para ser a ponta entre a empresa e as agencias de design, com livre trânsito junto à direção e à produção. Com um olho no mercado e outro na fábrica. A função de designer manager exige alguns atributos diferenciadores:
Visão holística (ver primeiro o todo e depois as partes de um problema);
Visão sistêmica (perceber as inter-relações entre as diferentes áreas do conhecimento e os diferentes setores da empresa);
Boa Intuição (capacidade de tomar decisões em situações nebulosas e sem dados confiáveis disponíveis);
Criatividade (que permita colaborar nos processos de proposição de soluções inovadoras);
Amplitude cultural (somente um amplo repertório cultural permite entender e decodificar as necessidades e desejos de grupos sociais distintos)
Estas qualidades (ou atributos) não são exprimíveis em um currículo, nem são perceptíveis em uma entrevista (por melhor que seja conduzida) e nem identificadas em testes de aptidão. Somente a atuação prática cotidiana permitirá aferir a capacidade de uma pessoa em ser o responsável por esta intermediação em design, fazendo a ponte entre o desejo do mercado e a capacidade de resposta da empresa.

O núcleo de inovação e design, ou o designer manager, necessitam que a empresa por sua vez viabilize acesso a todo tipo de informação útil para planejar e propor soluções na forma de novos produtos e serviços; Liberdade de trabalho e horários flexíveis compatíveis com o processo criativo; Equipamentos eficientes e condições ambientais adequadas;Estimulo e apoio para a atualização profissional (participação em cursos, eventos, feiras, etc);Metas desafiadoras.

Um profissional (ou uma empresa de design) terceirizado, pode em alguns casos pode ser o modo mais rápido e econômico para as PMES no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. Esta empresa deve ter:
Histórias de sucesso e/ou projetos que obtiveram êxito e reconhecimento (visíveis em seu portfolio)
Elevado grau de satisfação de seus clientes (basta consultá-los)
Amplitude de serviços (perceptíveis por sua rede de colaboradores);
Confiabilidade (sigilo preservando informações confidenciais e estratégicas da empresa e comportamento ético);
Capacidade crítica e autocrítica (identificar e propor soluções para problemas que podem comprometer a eficiência da empresa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seus comentários.