7 de janeiro de 2011

Patronos do design no Brasil - In memorian - Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque



Faleceu na tarde de ontem (06/01), em Brasília, o ex-presidente do CNPq Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, aos 78 anos de idade. O velório se inicia às 8h de hoje (07/01) e o sepultamento às 17h no cemitério Campo da Esperança, na 916 Sul, em Brasília.

Paraibano de Campina Grande, Lynaldo formou-se em engenharia Civil pela Universidade Federal onde mais tarde se tornaria professor titular e depois Chefe do Departamento de Estrutura e Construção e Diretor da Escola Politécnica, dentre outros, chegando ao cargo de reitor da Universidade Federal da Paraíba em 1977.

Antes de assumir a presidência do CNPq no ano de 1980, onde permaneceu até 1985, foi presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, CRUB. Dentre suas colocações mais recentes estão a Diretoria Executiva da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Industrial (ABIPTI), no período 1991-1997, e diversas consultorias na área de ciência e tecnologia para diversos órgãos governamentais.

Lynado foi o grande incentivador do design brasileiro e responsável pela implementação de um programa de ação institucional que propiciou a criação, na primeira metade da década de 80, dos Laboratórios de Design e da concessão de dezenas de bolsas de mestrado e doutorado em design no exterior, formando toda uma nova geração de docentes que deram um salto qualitativo no ensino do design no país.


Prestamos nossa última homenagem ao Dr. Lynaldo no dia 30 de novembro p.p. quando do lançamento no CNPq de sua biografia escrito por Ivan Rocha. Na foto ladeado por mim e pelo conmpanheiro Alvaro Sanchez.

Mais informações sobre a trajetória pública do professor Lynaldo em
http://centrodememoria.cnpq.br/lynaldo-cavalcanti.html

2 comentários:

  1. Sempre fui e serei eternamente fã e admiradora desse homem maravilhoso. Por ele, moveria céus e montanhas. Saudades imensas...
    Obrigada, Eduardo, por essa homenagem tão bonita e pelas suas palavras.
    Carla Maria (filha primogênita)

    ResponderExcluir
  2. Também faço minhas as palavras de minha irmã....e não adianta, tentarem espalhar coisas ou dizerem, apresentarem fatos por email ou seja lá como for, tentando denegrir a imagem de uma pessoa e homem tão bom e justo, que dedicou sua vida ao serviço público, ciência, tecnologia, educação e as pessoas! Se pudesse faria que ele ainda estivesse aqui...mas, sei que de certo modo está! Obrigada por suas palavras e o nome de papai por si só e todo o seu legado já diz quem ele foi e como atuou de forma correta....não ha nada e nem ninguém que manche ou mude isso! Obrigada e forte abraço, Cristiana Albuquerque (filha caçula) e eterna admiradora e defensora!!

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seus comentários.