As 14 cidades dos países Ibero-americanos que pertencem a Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO no segmento artesanal e as 12 cidades da América Latina que integram a Rede do Conselho Mundial de Artesanato –WCC necessitam de um espaço institucional para compartilhar suas inquietações, expectativas, anseios e propostas.
As redes institucionais existentes, pela ausência de mecanismo efetivos de compartilhamento, não exercem essas funções que justificariam melhor sua razão de ser, deixando um vazio institucional e abrindo espaço para a criação de uma organização independente e de caráter regional, que represente os interesses dos artesãos em todos os fóruns possíveis, orientando políticas públicas e propondo projetos conjuntos de intercambio e cooperação.
Todas as cidades abaixo mencionadas seriam convidas para a Assembleia de criação, que poderá ter caráter híbrido facilitando maior adesão, assim como as instituições e os programas nacionais ou regionais de apoio ao artesanato.
Cidades da Rede UNESCO
Barcelos, Caldas da Rainha e Castelo Branco (Portugal); Manises (Espanha); João Pessoa (Brasil); Pasto (Colômbia); Trinidad (Cuba); Jacmel (Haiti); San Cristobal de las Casas (México); Chordeleg, Duran e Montecristi (Equador); Ayacucho (Peru); Areguá (ParaguaI).
Cidades da Rede Mundial de Cidades Artesanais
Monteiro (Brasil); La Bisbal d’Emporda (Espanha); Carretera Austral, Chimbarongo, Donihue, Ilque & Huelmo, Liguiñe, Rari (Chile); Trinidad (Cuba); Cuenca, Gualaceo (Equador): Artigas (Urugia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por deixar seus comentários.