7 de julho de 2015

Oficina Criativa Design,gastronomia e artesanato - Coclusões da segunda parte do projeto

Terminou na noite do dia 06 de julho de 2015, com um inesquecível jantar oferecido pelo Chef Narbal Correa, a segunda parte do projeto “Saberes e Sabores de Santa Catarina”. Durante a parte da tarde, no auditório do Centro de Artes da UDESC aberto à comunidade, foram apresentados os resultados da Oficina Criativa Design + Gastronomia + Artesanato. Durante seis dias, uma equipe de 12 designers convidados trabalhando conjuntamente com 40 profissionais e artesãos locais, desenvolveu uma coleção de cerâmicas refratárias para serem utilizadas na apresentação dos 12 pratos da culinária mais expressiva de santa Catarina.
As atividades foram desenvolvidas no Núcleo de Inovação Cultural do CEART /UDESC através de uma articulação com a Associação FloripAmanhã e o patrocínio e/ou apoio de uma dezena de instituições públicas e privadas, em especial o SEBRAE e a ABRASEL. A cooperação com a Cidade de Ensenada, no México e Hondarribia, na Espanha, atuando em tempo real sobre a mesma problemática, definiu o modo e a filosofia de trabalho dessa Oficina, baseada no conceito de commons. Aquilo que é desenvolvido por muitos, para o bem de todos.
A metodologia adotada, semelhante ao INTERDESIGN criado pelo ICSID e trazido ao Brasil pelo LBDI em 1993 e depois disseminada em todo o continente, é baseada na cooperação entre designers com distância critica e emocional dos problemas da cidade, aportando uma visão cosmopolita do design, atuando em conjunto com pessoas locais comprometidas com a cultura as tradições e os costumes locais. Para colaborar neste desafio aceitaram nosso convite para virem à Florianópolis designers do México, de Barcelona, Berlim, Buenos Aires e Paris.
Convidamos antigos colaboradores, amigos entre si, empático, experientes, criativos e voluntários. Em um clima de fraternidade e de troca de saberes, entre designers, ceramistas e artesãs locais, propusemos o desafio de criar um modo de apresentar os pratos da culinária mais expressiva de Florianópolis de forma atraente, inovadora, factível, viável e desejável.
Os resultados dessa Oficina Criativa são peças concebidas com o objetivo de valorizar as tradições artesanais e os saberes ancestrais numa alusão à união entre sabor e arte. Produtos surpreendentes e acolhedores, agregando valor e pondo em destaque a culinária mais expressiva do Estado. Peças úteis e belas, em perfeita harmonia com a comida que transportam, da cozinha para a mesa, propondo um pacto pela qualidade da gastronomia como valor cultural.
“Saberes e sabores” é uma marca, cujo direito de uso será definido por critérios estabelecidos por um grupo de especialistas. Dentre as exigências, a obrigatoriedade dos restaurantes ofertarem uma quantidade mínima dos pratos da Culinária local, respeitando o modo de produção e de apresentação que foi concebida.
O próximo passo é realizar uma produção piloto que será apresentada na FENAOSTRA no mês de setembro para que sejam realizadas as primeiras encomendas.

Um comentário:

  1. Que ótima idéia Eduardo! A preocupação em aproximar design da gastronomia e ainda inserir o artesanato é fantástica. Sucesso!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seus comentários.