22 de junho de 2012

Mudanças

Todo processo de mudança é uma ruptura com um lugar, situação ou momento, para outro ainda incerto e desconhecido. O tempo muda tudo, de estado ou de lugar, constantemente, às vezes de modo lento, às vezes de modo brusco e repentino. É essa imprevisibilidade da mudança que pode ser mais bem controlada se estivermos preparados para ela. Isso significa disponibilidade permanente para o câmbio, de vida, de trabalho, de meta, de estratégia, fazendo opções às vezes difíceis, sendo uma delas a decisão de deixar uma zona de conforto e assumir novos riscos. Neles estão às oportunidades de conquistar novamente a esperança e a confiança em um futuro ainda melhor.
Mudar significa se despojar, se desprender, se desvencilhar de um presente, lugar ou projeto, que caiu na rotina, na imobilidade ou no lugar comum. Passar por uma mudança nos ensina como melhor gerenciá-la. E, em cada mudança se aprende um pouco mais, sabendo que nunca será a última. A Constância do mundo é a mudança. Somente com ela se evolui.  
Com as últimas mudanças (de cidade, de trabalho, de paradigma) sintetizo como sendo seis os parâmetros de êxito. São eles:
A predisposição permanente para à mudança (querendo ou não elas ocorrem);
A capacidade de planejamento (alguma coisa sempre dá errado, sejam custos, prazos ou fatos imprevistos);
A rapidez do movimento (mudança lenta é sempre incremental e nunca muda nada realmente. Mudança radical se faz em tempo real);
A organização da execução; (minimizar as perdas no caminho) 
Tempo disponível para adaptação à nova realidade (criar novos estímulos) e, principalmente,
A visão de futuro e com ela a perspectiva de novos projetos desafiadores (como razão da mudança).
Tenho como princípio que toda mudança será sempre para melhor, seja essa intencional ou não. Mesmo aquelas mudanças inesperadas, que aparentemente significam alguma perda ou aparentem um retrocesso, tem sua razão de ser, e com o tempo se justificam.
Por isso temos de estar sempre prontos para partir, abrir mão dos hábitos adquiridos e dos confortos conquistados, e voltar a colocar o pé na estrada. Lá, seja onde for, será o lugar e o momento de recomeçar, de novo, e cada dia. Renascer, de dentro para fora.
Assim, e no final, tudo dará certo, e se ainda não der é porque, com certeza, ainda não se chegou à verdadeira mudança.

2 comentários:

  1. fantástico,adorei. Muito estimulante!!! Vou adotar seus conselhos!!!

    ResponderExcluir
  2. Lendo seu texto...em alguns momentos parecia falar para que eu, especificamente, ouvisse. Característica de textos bem escritos e cheios de bagagem existencial.
    Parabéns!
    Vitória

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seus comentários.