15 de março de 2012

Somos todos artesãos

Todos os anos, quando se aproxima o dia 19 de março, considerado aqui no Brasil como o “Dia do Artesão” sinto-me compelido a fazer uma reflexão sobre este nobre ato "do fazer".

Como designer, já fui artista e como todo artista já fui artesão, pelo simples fato que o fazer pressupõe o domínio de uma ou mais ferramentas. E até recentemente todas as ferramentas eram operadas a partir de comandados da mão, que moldava a matéria ou criava as imagens. A primeira lição que se aprende na vida é usar as mãos. Do chucalho (um objeto qualquer que a mão movimente) até chegar na lua demos um pulo enquanto civilização.

Dominar o traço seja com qual ferramenta for, lápis ou computador, é o primeiro passo para domesticar o pensamento criativo, ou seja, torná-lo visível para os outros e assim se tornar possível.

O traço é o primeiro gesto para expressar um pensamento de um produto ou imagem. Conseguir desenhar duas linhas paralelas é o suficiente para que se aprenda a desenhar. Desenhar é um exercício que se aprende e se aperfeiçoa até o limite que quisermos. Por mais que as palavras nos ajudem a expressar uma idéia, chega um momento que ela deve ser visível. Desenhando a mão ou no computador expressamos o universo.

Os seres humanos aspiraram o primeiro grau da evolução quando conseguiram a oposição entre o polegar e o indicador. Este gesto de “pinça” permitiu que fizessem ferramentas e com elas aprenderam a dominar seu entorno. Com o passar dos séculos as ferramentas foram se sofisticando em um processo de evolução contínuo.
Melhores são as ferramentas melhor será o resultado desejado. Não compactuo com a idéia que o artesão tem mais valor quando sua ferramenta de trabalho é rústica. Ou do artista que não busca o contínuo aperfeiçoamento de sua técnica.

Seja qual for o nosso “fazer” devemos tentar ser os melhores, pois isso se consegue quando dominamos as técnicas e estas se aprendem e, com elas, o pensamento criativo evolui com mais facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seus comentários.