25 de janeiro de 2012

Inovação no Serviço Público.

O Concurso “Inovação na Gestão Pública Federal” vem sendo promovido desde 1996 pela ENAP como estímulo à disseminação de soluções inovadoras em organizações do Governo Federal. Este concurso tem servido como amostragem sobre as contribuições mais destacadas para que o Estado brasileiro aumente a qualidade do atendimento e melhore a eficácia e eficiência dos serviços.

Até 2011 o concurso havia recebido 1.309 inscrições, tendo premiado 301 iniciativas, enquadradas nos seguintes grandes temas: Arranjos institucionais; Atendimento ao cidadão; Articulação de parcerias; Inclusão digital; Inclusão social; Avaliação de desempenho institucional; Estabelecimento de padrões de atendimento e serviços; Gestão da informação; Gestão de serviços gerais; Gestão de suprimentos; Gestão e desenvolvimento de pessoas; Gestão financeira e orçamentária; Implementação de melhoria contínua; Simplificação e melhoria de processos de trabalho; Planejamento e gestão estratégica.

Os temas relacionados com a gestão e desenvolvimento de pessoas estão em sua maioria relacionados com a busca pela melhoria da qualidade de vida dos servidores; métodos mais eficazes de identificação e monitoramento do grau de satisfação e eficiência no trabalho; métodos de avaliação de desempenho; gestão por competências; conformação de equipes de alto desempenho e participação, dentre outras.

Em comum, estes estudos, pesquisas e projetos experimentais estão relacionados com uma visão mais pragmática e de respeito ao servidor público, vendo-o como parte do patrimônio imaterial das instituições. Entretanto, esse capital intelectual acumulado, responsável pelo reconhecimento e sucesso das empresas públicas de maior destaque, não tem recebido ainda, em muitas instituições públicas, as atenções devidas tendo suas necessidades, expectativas e ansiedades tratadas com morosidade e descaso, fruto do excesso de burocracia e de práticas obsoletas.

Este quadro defasado da modernidade administrativa é perenizado por gestores com perfil centralizador e autoritário, com pequena inteligência interpessoal e representam o lado arcaico e retrógrado da administração pública. Infelizmente estes gestores ainda estão presentes em grande parte das empresas públicas.

A mudança do perfil dos novos gestores de RH, escolhidos por suas características e méritos pessoais, na contramão das práticas fisiológicas e políticas, está propiciando o aparecimento de métodos e ferramentas inovadoras, que emergiram com razoável sucesso em algumas empresas privadas e referendadas no ambiente acadêmico e que agora estão sendo adaptadas e aprimoradas para sua utilização no serviço público.

Enquanto no ambiente privado a meta é o incremento competitivo, os fatores a serem considerados na busca pela eficiência são aqueles relacionados com ameaças e oportunidades decorrentes das fraquezas e fortalezas das empresas concorrentes e de suas próprias.
Nas empresas governamentais o panorama é outro. No serviço público os inimigos a serem combatidos estão dentro das próprias instituições. São eles: a ineficiência resultante do desestimulo dos servidores cujas causas podem ser inúmeras, dentre elas: salários incompatíveis com as atribuições e responsabilidades; gestão autocrática; excesso de normas e mecanismos limitantes e restritivos ditadas pela burocracia e engessamento das possibilidades de inovar.

As empresas e instituições públicas devem oferecer o melhor serviço possível ao cidadão que as mantém através dos impostos que pagam e que estão embutidos em tudo que produzem e consomem. E para isso estas empresas e seus gestores devem procurar se adequar aos novos imperativos ditados por uma sociedade que aspira a igualdade de oportunidades, a justiça, a transparência e honestidade, a presteza e eficiência do serviço público.

Ser um Gestor identificado com estas exigências significa criar espaços e oferecer condições para que o trabalho se constitua, para todos, em oportunidade de crescimento profissional e pessoal, dignamente remunerado, estimulante, desafiador e criativo.

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