21 de outubro de 2011

A Nona Inteligência

Se Howard Gardner, o autor da “Teoria das Oito Inteligências”, tivesse vivido no Brasil, provavelmente teria descoberto a Nona Inteligência. Aquela típica de nosso temperamento luso-tropical, forjada desde os tempos da colônia, construída sobre a ética do compadrio e do conluio, das vantagens obtidas com a prática de favores e da ocupação dos espaços vazios que nenhuma legislação soube coibir.

Um exemplo típico dessa Nona Inteligência é a capacidade, quase infinita, do brasileiro contornar as leis e as normas com seu “jeitinho” esperto e malandro. É a Lei do Gerson. Para os que não se lembram, logo depois da Copa de 70, em um comercial de televisão, o famoso centro-avante da seleção canarinho dizia que sua opção por determinada marca de cigarros era fruto de sua filosofia, traduzida na frase “Gosto de levar vantagem em tudo, certo?”. Errado, respondeu o Brasil em coro, retirando a propaganda do ar e estigmatizando o pobre Jogador que apenas repetiu numa frase idiota, que publicitários idiotas, fizeram sair de sua boca. Como ilustra o wikipedia “ O fato é que a Lei de Gérson acabou sendo usada para exprimir traços bastante característicos e pouco lisonjeiros do caráter nacional, associados à disseminação da corrupção e ao desrespeito a regras de convívio para a obtenção de vantagens pessoais”.

Os anos se passaram e a Rede Globo importa da Holanda um “Reality Show” aqui rebatizado de BBB, cuja essência consiste em colocar um grupo de pessoas em uma casa, em um convívio forçado, numa espécie de “jogo” onde tudo vale. É a lógica do vencer a todo custo, não importando o sentimento dos demais, a ética e a moral.

Para consertar os estragos feitos em nossa frágil moral coletiva serão necessários anos de reeducação e de permanente indignação.

Rui Barbosa em um famoso discurso no Senado Federal, proferiu há quase cem anos uma frase que continua atual nos dias de hoje: ”De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.

2 comentários:

  1. No livro 'Raízes do Brasil', um clássico da sociologia brasileira, há uma capítulo que tece sobre o jeitinho brasileiro (como um tipo ideal weberiano), que não era uma coisa exatamente ruim, mas tratava da capacidade de lidarmos com as adversidades de maneira criativa, quase como um instinto de sobrevivência. O que mais comove não é a criatividade ou o próprio jeitinho, mas o uso de meios escusos para se conseguir o que se quer e isso é o que devemos contestar sempre, a ética é uma valor que está acima das regras e por isso, é vigente em todas elas. Seja no trabalho, como está bem detalhado aqui: http://www.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm#etica; e seja em nossos tempos, como foi bem desenhado por Zigmut Bauman http://www.4shared.com/document/4cfMKolK/Copy_of_tica_Ps_Moderna_-_Zygm.html; ou seja simplesmente como a ética existecial que nos norteia todos os dias, expressa por Ortega y Gasset: "Sou eu e minhas circunstâncias"

    ResponderExcluir
  2. No livro 'Raízes do Brasil', um clássico da sociologia brasileira, há uma capítulo que tece sobre o jeitinho brasileiro (como um tipo ideal weberiano), que não era uma coisa exatamente ruim, mas tratava da capacidade de lidarmos com as adversidades de maneira criativa, quase como um instinto de sobrevivência. O que mais comove não é a criatividade ou o próprio jeitinho, mas o uso de meios escusos para se conseguir o que se quer e isso é o que devemos contestar sempre, a ética é uma valor que está acima das regras e por isso, é vigente em todas elas. Seja no trabalho, como está bem detalhado aqui: http://www.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm#etica; e seja em nossos tempos, como foi bem desenhado por Zigmut Bauman http://www.4shared.com/document/4cfMKolK/Copy_of_tica_Ps_Moderna_-_Zygm.html; ou seja simplesmente como a ética existecial que nos norteia todos os dias, expressa por Ortega y Gasset: "Sou eu e minhas circunstâncias"

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seus comentários.