8 de julho de 2010

Porque torço pela Espanha

Sempre fui muito bem recebido em todas as viagens que fiz a Holanda. Os holandeses são cordiais, cosmopolitas, hospitaleiros e liberais. Na Holanda estão duas das melhores universidades européias de design. Mantive através do LBDI profícua cooperação e intercâmbio com alunos da Academia de Eindhoven e a da Universidade de Delft. O congresso do ICSID em Amsterdam realizado em 1987 foi inesquecível. Apesar de tudo isso, vou torcer pela Espanha na partida final da Copa do mundo de futebol. Acho que todos os artesãos brasileiros deveriam fazer o mesmo. Foi a Espanha através da Agencia Espanhola para a promoção do Artesanato quem nos ensinou os primeiros passos para implantarmos no nosso país uma política consistente de apoio ao artesanato.

Foram eles que organizaram no Brasil, na década de 90 vários cursos destinados a formar gestores e técnicos para atuarem no setor artesanal. Tive o privilégio de ter sido escolhido naquela oportunidade para apresentar o tema: “design no artesanato” sendo o único brasileiro do time de professores e instrutores.

Minas aproximações com a Espanha começaram em 1986 quando viajei a convite do Centro de Design de Bilbao, que serviu de inspiração e modelo para a criação do LBDI em Florianópolis no ano seguinte. Em 1993 participei em Barcelona de um Seminário Internacional sobre Centros de Design organizado pelo BCD, onde apresentei um plano de criação na América Latina dos Laboratórios de Design para o Artesanato. Provavelmente foi esta iniciativa que me abriram as portas para minha indicação, pela Espanha, para concorrer à direção do ICSID. Neste mesmo ano, em Glasgow na Escócia, na Assembléia do ICSID fui eleito para o cargo de diretor da instituição, tendo sido o primeiro designer do Hemisfério sul a alcançar esta posição. Devo isso aos Espanhóis.

Em 1999 a Fundação Espanhola patrocinou a realização do “Primeiro Encontro Ibero Americano sobre Design e Artesanato” que organizei em Fortaleza, no Dragão do Mar. Deste evento memorável participaram técnicos e especialistas de 20 países do continente. O documento final serviu de base para a elaboração do “Termo de Referencia do Artesanato” publicado em 1994 e ainda hoje adotado pelo SEBRAE Nacional.

Durante muitos anos eles foram nossos interlocutores preferenciais no continente europeu quando o tema era artesanato, propiciando a formação de uma rede de colaboradores excepcionais. Por tudo isso é que sou muito grato a eles e merecem meio apoio e torcida incondicional.

Um comentário:

  1. Eheh, gostei da explanação do raciocínio para apoiar a Espanha. São, claro, fundamentos válidos de simpatia e agradecimento.

    Mas, Eduardo...pensei que seria mais fácil apoiar pelo desempenho futebolístico na copa. Foi o que fiz!

    Este comentário já é posterior à consagração da Espanha como campeã mundial de futebol. Apesar de ter torcido pela Holanda, não fico triste que a Espanha tenha conseguido este título. Quanto mais não seja, pela alegria que deu ao seu povo, agora mergulhado numa crise nunca antes vista.
    Por outro lado, o meu apoio à Holanda começou a desvanecer-se quando o seu jogo começou a ser excessivamente duro e faltoso. Senti-me até ao fim naquele limbo, em que a vitória de qualquer das equipas me saberia a pouco.

    Bom...isto foi só um comentário que a sua descrição me suscitou e decidi partilhar consigo.

    Um abraço - apostou bem!


    JoãoLopes

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seus comentários.