Definição
1. Faculdade de compreender emocionalmente um objeto (um quadro, p.ex.).
2. Capacidade de projetar a personalidade de alguém num objeto, de
forma que este pareça como que impregnado dela.
Ao completar cinco décadas de prática ininterrupta do design consigo, finalmente, entender a essência de minha atividade profissional, que é a empatia.
Esse impulso de primeiro escutar o outro, traduzir seu anseio, entender sua expectativa, ouvir sua voz interior, seu desejo talvez ainda não expresso, sua necessidade ainda não verbalizada. É se colocar na pele do destinatário final de seu projeto, não o cliente que pagou por ele, mas o usuário final quando interage com o resultado, seja na forma de produto, ambiente ou mensagem.
Tarefa difícil é manter a distância critica e emocional para não ofuscar a realidade.
Não é o desejo narcisista de deixar sua marca pessoal que deve predominar no design. Para isso existe o artista cujo único e inalienável compromisso deve ser consigo mesmo. Para o design o compromisso é com o outro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por deixar seus comentários.