1 de agosto de 2011

Carta a uma jovem designer

Tenho me perguntado durante todos esses anos que venho tentando fazer design em todas as suas formas, expressões e espaços de oportunidades, quais são as reais possibilidades para aqueles que estão agora entrando no mercado.

Esta reflexão ficou ainda mais aguda quando comecei a lecionar e a dizer que se pode viver bem e com dignidade trabalhando com design, bastando saber identificar as oportunidades, as fortalezas e as ameaças, de nós e dos demais.

Porém isso não basta, como não é suficiente, embora importantissima, uma excelente formação e informação de qualidade para vencer no mercado. É necessário uma inteligência diferenciada, que alguns chamam de talento, sem o qual as chances são exponencialmente menores e, se possível, boas relações sociais. Alguns dizem também que é necessário a sorte, Mas a sorte não é a conseqüência de um conjunto de ações e atitudes para que ela ocorresse?

Todos nós temos algum talento, ou seja uma ou mais de nossas múltiplas inteligências mais desenvolvida. O importante é saber direcioná-lo para o design, que requer cada vez mais o aporte de visões e pensamentos distintos.

Howard Garner argumenta que temos oito tipos de inteligência e cada um de nós desenvolve e explora uma ou mais delas de modo mais expressivo.

Considerando a inteligência como a capacidade de solucionar um problema de modo satisfatório e criativo, a partir dos conhecimentos e experiências acumuladas, as inteligências propostas por Gardener são:
1. A Inteligência naturalista, como sendo a capacidade de nos relacionarmos de modo satisfatório com o nosso meio, natural e humano. É a inteligência voltada para a preservação da saúde e da vida.
2. A Inteligência lógico-matemática como sendo a capacidade de pensar de modo abstrato e de tomar decisões em situações de incerteza. É a visão econômica e financeira, do investimento e do lucro.
3. A Corporal sinestésica é o domínio sobre o corpo e seus movimentos, com impulsos e reflexos precisos.
4. A Inteligência musical como a capacidade de registrar e processar sons músicas e harmonias.
5. A inteligência estética e espacial é a capacidade ordenar imagens, objetos e espaços de modo harmônico e satisfatório
6. A inteligência literária e verbal é a capacidade de assimilar idiomas estrangeiros, de expressar pensamentos claros de modo verbal ou oral. É principalmente a capacidade de argumentação e/ou oratória.
7. A inteligência social é a capacidade de conquistar e preservar vínculos afetivos e colaborativos com pessoas em todos os círculos.
8. A inteligência intrapessoal ou emocional é a capacidade de lidar com as emoções, fazendo-as agir a seu favor.

Todos nós temos um pouco destas oito inteligências, mas em uma delas somos melhores. Esse é o nosso diferencial. É por essa qualidade que seremos conhecidos, admirados e respeitados. E para isso é necessário desenvolver e explorar ininterruptamente esta inteligência sobressalente.

Mas nenhuma destas oito inteligências operará sozinha sem a oitava. A inteligência emocional é fortalecida quando se gosta muito daquilo que se faz. Quando se acredita e se investe naquilo que se faz.

Com essa convicção as coisas vão se encaixando, mesmo que pareçam desordenadas e confusas, como são certas encruzilhadas da vida, quando apesar de todas estas certezas, desejos e expectativas as coisas não acontecem. Apesar de tentar todas as possibilidades, de explorar todas as oportunidades, mesmo assim as coisas não acontecem, contratos não se concretizam, os projetos não se realizam. Este é o momento de reavaliar nossas escolhas. E esta pergunta pode acontecer em muitos momentos da vida.

Em qual bifurcação dos caminhos devo seguir?
Na dúvida opte pelo caminho do sonho, pois mesmo se o resultado não for aquilo que se sonhava a simples tentativa terá valido à pena.

Um comentário:

  1. 1. A Inteligência naturalista - saber rir de verdade. A capacidade de exteriorizar a alegria da alma.
    2. A Inteligência lógico-matemática - capacidade de perceber o valor tangível e intangível do que vale a pena.
    3. A Corporal sinestésica - habilidade de deixar o prazer fluir orgânica e harmoniosamente. .
    4. A Inteligência musical - colocar trilha sonora em cada momento da vida.
    5. A inteligência estética e espacial - capacidade de ver o belo dentro e fora da matéria densa.
    6. A inteligência literária - capacidade de perpetuar conhecimento.
    7. A inteligência social - capacidade de se relacionar com afeto.
    8. A inteligência emocional - capacidade de aceitar que razão, emoção e fé não se desassociam.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seus comentários.