11 de março de 2010

Fábricas Sociais de Artesanato

Trata-se de um modelo de produção artesanal cuja divisão de trabalho é resultante da especificidade do processo e da habilidade de cada trabalhador envolvido. Este modelo deve ser capaz de produzir, de modo seriado, grandes quantidades de um mesmo produto artesanal com qualidade constante e atendendo a demandas corporativas, porém preservando as características singulares e as pequenas diferenças que somente a mão humana é capaz de propiciar.
Os produtos artesanais resultantes deste esforço coletivo devem estar relacionados com sua cultura de origem, possuírem valor estético, cultural e comercial elevado, gerando um melhor aproveitamento do tempo de trabalho e incremento do lucro dos artesãos que os produzem.
A palavra ”fábrica” define o modo de produção seriada. A palavra “social” implica em privilegiar a mão de obra residente próximo ao local de produção, sendo também participe nos resultados financeiros obtidos.

Na economia da experiência, os bens simbólicos ganharam posição de destaque estando relacionados com as demandas turísticas e à fenômenos sociais de valorização do patrimônio cultural. Os produtores ao identificar momentos, sensações e emoções que fiquem para sempre na memória das pessoas podem desenvolver uma oferta relacionada de produtos artesanais que sirvam como testemunho desta experiência. Os grandes eventos que atrairão ao Brasil milhões de visitantes (Copa do Mundo e Olimpíadas) exercerão uma forte pressão de demanda por produtos simbólicos culturalmente lastreados.
A atual oferta de produtos artesanais não corresponde às expectativas de um público de maior poder aquisitivo e mais exigente, sendo necessário uma diversificação e melhoria dos produtos desenvolvidos, agregando valor e colocando em destaque os elementos de diferenciação cultural.
Além disso, a forma como a produção artesanal está organizada fracionada em pequenas unidades de produção, não permite o atendimento de demandas corporativas ou de compradores atacadistas, sendo necessário uma nova forma de produção associada e que garanta alto nível de qualidade dos produtos oferecidos.

Um comentário:

  1. OLA, EDUARDO PRECISO MUINTO DE VC
    SUA AJUDA E TUDO QU EESTAMOS PRECISANDO POR FAVOR NOS ADC .
    CRIAMOS UMA REDE PRA RECERBER A JUDA NA CRIAÇÃO DE PRODUTOS ARTESANAIS PARA UM GRUPO DE MULERES BENEFICIARIAS DO BOLSA FAMILIA E MULHERES VITIMA DE VIOLENCIA , NA RED ETEMOS TODAS AS INFORMAÇOES SE PRECISAR DE MAIS PODE ENTRAR EM CONTATO COMIGO VANIAJANONES@OTMAIL.COM
    ABRAÇOS AGUARDO VC

    endereço da nossa rede
    http://mulheresdeatitude.ning.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seus comentários.