17 de maio de 2010

O que representa participar de uma cooperativa artesanal?

Participar de uma cooperativa artesanal é compartilhar os mesmos valores, que são:

Confiança Mútua – Acreditar um nos outros, sabendo que todos trabalham para um mesmo objetivo comum. É saber que poderá contar com o trabalho de todos quando surgir uma demanda.
Solidariedade – Mais do que trabalharem juntos, os artesãos vivem uma vida conjunta e por isso sabem dos problemas de cada um. Ajudar nas dificuldades e apoiar quem necessita é apoiar a si mesmo.
Interdependência – Um por todos e todos por um. Como no lema dos escoteiros os associados necessitam um dos outros para produzirem e venderem o fruto de seu trabalho.
Aceitação das lideranças – Alguém deve seguir a frente e representar o grupo. O verdadeiro líder é aquele que todos confiam, pois por eles foi escolhido.
Participação direta – Cada artesão que participa é também dono da cooperativa, podendo e devendo exprimir suas preocupações, desejos, expectativas e sugestões. Eleger ou ser eleito para representar o grupo.
Sinergia – Significa que o resultado do trabalho de várias pessoas pode gerar um resultado melhor do que de uma pessoa agindo sozinha.
Visão Comum – Significa olharem todos na mesma direção, desejando as mesmas coisas, e fazendo o mesmo esforço.
Aprendizagem coletiva – Juntos é mais fácil conseguir uma capacitação. Juntos, um apreende com o outro e ajudam a formar a próxima geração.
Informalidade – Cada uma faz seu tempo, define suas horas de trabalho e seu compromisso é com o resultado. Pode com isso dedicar um tempo para outras atividades indispensáveis.
Ética – Significa não fazer tudo aquilo que você não gostaria que fizessem com você.

Um comentário:

  1. Sim Eduardo é tudo isso, pena que os cooperados não queiram ser donos e sim empregados. Só a educação que mudará esse paradigma.
    abraço

    Marina

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seus comentários.