16 de março de 2009

Lembrando do CETEC em uma entrevista pela internet

Quando e como entrou no Setor de Design do CETEC?
Indicado por um arquiteto com quem havia trabalhado, Cid Horta, fui fazer uma entrevista com Marcelo Resende (cabeludo e de óculos redondo e azul). Bem recomendado ele me contratou. No dia 13 de janeiro de 1973 assinaram minha carteira. Numero: 004. O quarto funcionario a ser contratado pelo então recém criado CETEC. Cargo/função: designer (acho que sou o primeiro do Brasil que tem isso escrito na carteira profissional, pois até então todos nos eramos desenhistas industriais ou programadores visuais) Graças ao Marcelo o setor era de Design e nós erámos designers. Isso em 1973! Eu então com 20 anos nas costas. Melhor epoca da vida!
Quando e como saiu do Setor de Design do CETEC?

Sai aos pouquinhos. Primeiro fui fazer uma pós-graduação na Suíça (79), logo depois que voltei (81) fui convidado pelo CNPq para ajudar Gui Bonsiepe a estruturar um Programa de Design e assim acabei ficando por lá. Somente em 84 fui efetivado no CNPq e tive de romper meu vinculo com o CETEC. Em 83 chamei (pelo CNPq) Marcelo para Coordenar o Laboratório de Design de Campina Grande.
Qual foi sua atuação no Setor de Design do CETEC?
Designer. Mais gráfico que produto. Muito mais...Depois quando estava no CNPq tentava ajudar à distância com propostas e projetos (tecnologias apropriadas)
Qual, dentre os projetos realizados pelo Setor de Desenho industrial você gostaria de destacar? Fale um pouco sobre ele.
Setor de Design, corrija please. O que mais gostei de fazer foi o de sinalização urbana com Taquinho (Eustaquio Lembi de Faria, grande figura). O que eu acho mais poético, mais ingênuo, e mais bacana, foi o de Juramento, capitaneado por Cláudio Martins e Cadinho (Ricardo Mineiro) Isso dava um longo artigo.
Você atribui a abertura do setor a alguma pessoa ou situação?E o fechamento?
Na abertura sobrou visão de futuro (Luiz Carlos Monteiro) e no fechamento faltou essa mesma visão (esqueci quem era na época, coisas de minha memória seletiva).
Como era a relação entre os participantes do setor?
Grande família. Trabalho e festa, festa e trabalho, todos juntos, o tempo todo. Crescendo juntos! Aprendendo juntos.
Como era a relação do setor com o restante do CETEC?
Estranhos (mas queridos) no ninho (os cabeludos do dizarme, diziam...)
Se você tiver alguma foto da época, pode enviar que daremos o crédito.
Perdi tudo na enchente em Floripa. Mas na minha memória ficou uma foto que nunca existiu, munca foi tirada, até porque nela estariam pessoas que estiveram conosco no CETEC em épocas diferentes, mas nessa foto teriam de estar: Marcelo, Cadinho, Taquinho, Oswaldo,Chiari, Érico Dirceu, Claudio, Olinda, Regina, Roberto, Mariangela, Paulo Sérgio, Vania, Auxiliadora, Marcinho, Biagio, Ibere, Chicão, Guido, Patricia, Wagner Magrelo, Gazzinelli, Jorge e muitos outros.
E finalmente, o que você faz hoje?
O mesmo que fazia naquela época: DIZARME,DEZAINE,DIZAININ. Ou seja, naquela época como agora, ninguém entende direito o que fazemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seus comentários.