5 de agosto de 2008

Quais são os produtos com a cara do Brasil? Ajude-nos a descobrir...

Objetivo
Fazer uma seleção de produtos genuinamente brasileiros, ícones da cultura material, cujas características singulares, expressividade estética, forte vínculo cultural e ampla utilização, sejam capazes de servir como referência para o desenvolvimento de novas linhas de produtos capazes de abrir uma nova janela de oportunidades de mercado.

Justificativas
São poucos os sistemas de premiação e promoção de produtos cujo design reflita a origem dos mesmos, exigência cada vez maior em mercados seletivos fundamentados na lógica da agregação de valor como paradigma competitivo.
Na nova economia da experiência os produtos que tenham histórias para contar, que remetam a fatos e lugares, saberes e fazeres tradicionais, são muito mais valorizados e desejados. Frente a isso o design hoje busca não somente equacionar as questões de eficiência de uso e de produção, mas principalmente incorporar a emoção das pessoas frente aos objetos de maior carga afetiva, resultando em um novo repertório formal e cognitivo da cultura material.
Para isso é necessário inventariar esta produção autóctone, utilizando-se de um olhar crítico e sensível, para criar uma oferta seletiva de produtos capazes de despertar a curiosidade e o desejo nas pessoas identificadas com a singularidade das raízes culturais brasileiras.

Conceitos
Um produto é considerado como sendo fruto de um design quando o resultado reflete uma intenção consciente e planejada, conceitualmente compreensível e definida, singular e inovadora, que considere as implicações culturais, sociais, técnicas, ambientais, estéticas e mercadológicas.
Neste contexto, falar de “design vernacular” significa acatar uma eleição de produtos cujo significado e relevância é determinada pela freqüência do uso cotidiano por parte dos grupos sociais que deles se utilizam, independentemente se quem os concebeu e produziu possuir algum tipo de formação acadêmica ou artística, ou mesmo se sua produção deu-se de modo artesanal ou industrial.
Já o design de raiz é aquele que se apropria dos elementos mais expressivos da cultura regional, fazendo uso dos repertórios e códigos simbólicos locais, reavivando tradições e fazeres exclusivos de um determinado grupo social.

Metodologia
O projeto se desenvolverá em 5 etapas:

Primeira etapa
• Estabelecer uma lista tentativa de 30 objetos que sejam representativos da cultura material brasileira a partir de consultas a 15 especialistas em cultura brasileira, artes, design e folclore.
Segunda etapa
• Pesquisar a origem de cada um dos objetos.
• Documentar seu processo produtivo
• Entrevistar seus produtores atuais
Terceira etapa
• Realizar um workshop com designers convidados para desenvolvimento de novos produtos fazendo uma releitura dos objetos singulares
• Realizar protótipos e produção experimental
Quarta etapa
• Realizar de uma exposição com venda dos novos produtos na Galeria Objeto Singular em São Paulo
• Publicar um livro-catálogo

Curadoria / convidados

Adélia Borges / SP
Ademir Bueno / SP
Álvaro Guillermo / SP
Ângela Carvalho / RJ
Dorotea Naddeo / MG
Helena Sampaio / SP
Heloisa Crocco / RS
Ivens Fontoura / PR
Joaquim Redig / RJ
José Alberto Nemer / MG
Marcelo Resende / SC
Maria Helena Estrada /SP
Mirna Porto / AL
Mônica Souza / DF

Colaborações
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10 comentários:

  1. Maravilhosa a iniciativa Eduardo!Com certeza, será uma pesquisa esclarecedora e rica culturalmente, e de onde sairão muitos objetos representativos.
    Vou ficar na expectativa de ver o resultado final!E se eu puder ajudar em alguma coisa...
    Grande abraço.
    Yvana Viana-João Pessoa/PB

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  2. Não sei se eu entendi bem, mas é para sugerir produtos que já existem, não é isso?
    Bem, aqui no ceará, não sei exatamente se é só daqui, mas dois bons exemplos são as sandalias vietnamitas e as redes.
    A sandaçlias, são de solado de pneu e feita de lona, quase 90% recicladas e mais economicas.

    Eduardo, não sei se vc sabe da opção do blogspot que tem como todos poderem comentar sem ser do blogspot, falo isso porque assim acaba q só quem pode comentar é do blogspot, eu tenho um blog antigo, mas já troquei ara wordpress. Nessa opção que tem no blogspot, vc tem a opção de que todos podem comentar, mas obrigatoriamente deixa nome é e-mail ou site. Só uma sugestão para que outros possam participar mais.

    Abraços!

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  3. Hola Eduardo!
    Mi nombre es Victoria Ferrer, soy estudiante de Publicidad en la Universidad del Aconcagua en Mendoza, ARGENTINA.
    Estuve presente en el seminario que se dictó aquí en el Hotel Aconcagua el día 11/08, acerca del Diseño como Estrategia para el Desarrollo.
    Tu charla estuvo muy, pero muy interesante. Tienes mucho carisma y facilidad para transmitir conocimiento.
    Muchas Gracias!
    Victoria

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  4. Seleção de primeira. Mas fiquei me perguntando se não haveria nenhum designer cearense competente o bastante para participar da curadoria. Agora com a associação firmada, se não um curador, haveria no mínimo um bom grupo de trabalho, que garanto, participaria com toda a responsabilidade necessária para cumprir com o objetivo.

    Grande abraço

    Jocelino [designer] Neto

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  5. Henrique,

    Sandálias vietnamitas? A pesquisa não seria "Quais são os produtos com a cara do Brasil?. Tudo bem que nossa nação é repleta de culturas amalgamadas. Que o povo é ainda "moderno". Afeito a "antropofagia cultural" (só para manter no contexto Oswaldiano). Mas, as sandálias vietnamitas? Juro que me causaram uma "pequena" dúvida...

    :-P

    [s]

    Jocelino [designer] Neto

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  6. Oi Eduardo. Aí vai a minha contribuição. Um produto que é a cara do Brasil é, indiscutivelmente, a sandália havaiana. Mas podemos acrescentar, por exemplo, a cuíca, o berimbau, o pandeiro... beijocas, Deca

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  7. Eduardo, indiscutivelmente o produto com a cara do Brasil é a sandália havaiana! Mas podemos acrescentar algumas coisitas mais: a cuíca, o berimbau, o pandeiro e tem um que é a cara do Rio (o biscoito Globo). Ah, tem também o guaraná antartica...

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  8. Eduardo, indiscutivelmente é a sandália havaiana! Mas pode-se acrescentar algumas coisita mais: a cuíca,
    o berimbau,
    o pandeiro..
    ah, claro, o guaraná antartica!

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  9. Olá Eduardo,

    Faço minhas as palavras do Jocelino! Chegou (ou já passou) a hora de descentralizar o pensamento do Design no Brasil. Fico triste sempre que ouço falar de Design "Brasileiro", sem a presença ou as idéias de Designers do nordeste, do norte, do centro-oeste... afinal, é Design Brasileiro!

    Abraços,

    Allyson Reis

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